terça-feira, 12 de junho de 2012

Resolução exercícios 3° ano - apostila 2


Diversidade das Plantas
Para Começo de Conversa
Pág. 3

2. O papel da folha de caderno, por exemplo, é composto de fibras de celulose que foram extraídas de uma árvore conhecida como eucalipto, nativa da Austrália e cultivada no Brasil, principalmente pelas indústrias de papel; o pão, muitas vezes, é feito de trigo, planta que, assim como os capins e gramas em geral, é da família das gramíneas. Não podemos considerar as plantas apenas sob um ponto de vista utilitarista, pois elas não existem apenas para “servir” ao ser humano.

Pesquisa em Grupo
Pág. 4 e 5

1. A presença de clorofila dos tipos A e B.
2. Não, somente as angiospermas.
3. As traqueófitas são as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas. Em anatomia botânica, traqueia significa elemento condutor de seiva, ou vaso. As traqueófitas são assim chamadas porque possuem vasos condutores de seiva. Portanto, são classificadas também como vasculares. As briófitas, que não possuem vasos condutores, são as traqueófitas ou avasculares.
4. Nas briófitas não há vasos condutores de seiva, o que limita o tamanho dessas plantas, e o transporte de água ocorre por difusão. As pteridófitas, por outro lado, são plantas de maior porte, pois apresentam vasos condutores, o que torna mais eficiente o transporte de líquidos e nutrientes.

Lição de Casa
Pág. 5



Você Aprendeu?
Pág 6 e 7

1. A
2. A
3. D
4. As angiospermas, as flores coloridas e, muitas vezes, perfumadas, atraem os agentes polinizadores que promovem a fecundação cruzada. Os frutos auxiliam na dispersão dos embriões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário