segunda-feira, 4 de junho de 2012

Lista de Exercicios 3º Ano


Apresentar dia 11/06, valendo 0,5 ponto na média!!!

1. (PUC-PR) Um estudante de biologia, ao realizar uma pesquisa científica, chegou à conclusão de que um determinado ser vivo apresenta as seguintes características:

- tem como substância de reserva o glicogênio
- apresenta quitina como um dos componentes da membrana celular
- é pluricelular, muito embora suas células não constituam tecidos diferenciados
- é eucarionte, porám não sintetiza pigmento fotossintetizante

Pelas características exposta, conclui-se que o ser vivo pesquisado pertence ao reino:

a) Protista
b) Fungi
c) Monera
d) Plantae
e) Animalia

2. (UEL) Sabe-se que na natureza existe um grupo de organismos denominados Protistas, que são fotossintetizantes, unicelulares ou pluricelulares, podendo ser livres ou coloniais, móveis ou sésseis.
Assinale a alternativa que indica corretamente a característica que distingue este grupo dos demais organismos do mesmo reino:

a) Autotróficos fotossintetizantes
b) Ausência de tecidos verdadeiros
c) Mobilidade por meio de flagelos
d) Reprodução sexuada
e) Cadeia transportadora de elétrons nas mitocôndrias

3. (UFPE) Com relação às algas e aos fungos, é INCORRETO afirmar que:
a) o fenômeno das marés vermelhas, um sério problema ambiental, é provocado pela proliferação intensa de algas do grupo dos dinoflagelados
b) entre as algas, observa-se reprodução sexuada e assexuada, podendo esta ultimo se dar por divisão binária
c) além de servir de alimente para praticamente todos os organismos marinhos, as algas do fitoplancton produzem a maior parte do oxigênio da atmosfera terrestre
d) certas espécies de fungos são parasitas, vivendo à custa de plantas e de animais vivos. Outras espécies vivem em associações harmoniosas com outros organismos, trocando benefícios
e) certas espécies de fungos, como as micorrizas e os liquens, são importantes para o reaproveitamento da matéria orgânica dos seres mortos, devido a seus papéis omo agentes decompositores

4. (FATEC-SP) Considere, no esquema a seguir, as características de determinados grupos vegetais:


Com base no esquema, que representa a evolução vegetal ao longo de milhões de anos, assinale a alternativa que apresenta os grupos vegetais que correspondem, respectivamente, aos números 1, 2, 3 e 4.

a) Briófitas, angiospermas, gimnospermas e pteridófitas
b) Briófitas, pteridófitas, angiospermas e gimnospermas
c) Pteridófitas, briófitas, gimnospermas e angiospermas
d) Briófitas, pteridófias, gimnospermas e angiospermas
e) Pteridófitas, briófitas, angiospermas e gimnospermas

5. (PUC-MG) O esquema mostra a evolução das plantas a partir de uma alga ancestral. Os números 1,2,3 e 4 representam características ou aquisições evolutivas dos grupos vegetais a seguir

Após analisar o esquema, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) 1 pode indicar a existência de estado embrionário durante o desenvolvimento
b) 2 indica um ancestral que apresenta como aquisição vasos condutores de seiva
c) Somente a partir de 4 surgem os grupos que independem da água para fecundação
d) Para o grupo que se origina a partir de 4, ocorre uma grande diversificação dos processs de polinização e dispersão das sementes

6. (UFAC) Os primeiros registros fósseis de esporófitos das traqueófitas (plantas terrestres) data do Siluriano, há cerca de 430 milhões de anos. A passagem do meio aquático para o terrestre só foi possível através de um longo processo de seleção natural. Quais das adaptações abaixo foram necessárias para esta “invasão terrestre”?

a) Presença de vasos condutores, estômatos, impermeabilização da epiderme, sustentação do corpo, surgimento de raízes
b) Presença de gametas, reprodução sexuada e clorofilas A e B
c) Utilização de amido como reserva de alimentos, vacúolo contrátil
d) Presença de parede celular, mucilagem envolvendo as células e reprodução assexuada
e) Surgimento de membrana fosfolipídica envolvendo organelas, núcleo diploide, espermatozoides flagelados

7. (FATEC-SP) Na maioria dos sistemas de classificação, o reino das plantas é dividido em dois filos, denominados briófitas e traqueófitas. O filo das briófitas caracteriza-se por:
a) apresentar vasos condutores de seivas e não apresentar sementes
b) apresentar flores apenas na geração diploide
c) apresentar raiz, caule, folha e semente
d) apresentar raiz, caule, folha, e não apresentar semente
e) não apresentas vasos condutores de seivas e não apresentar sementes

8. (PUC-RS) Responder à questão preenchendo com V (verdadeiro) ou F (falso) os parêntese correspondentes às afirmativas sobre os musgos

( ) Pertencem ao grupo das briófitas
( ) São seres vivos heterotrófcos absortivos
( ) São desprovidos de tecidos condutores
( ) Preferem solos secos e frios
( ) São parentes das hepáticas

A sequencia correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) F – F – V – V – V
b) F – V – F – V – F
c) V – F – V – F – V
d) V – V – F – V – V
e) V – V – V – F – F

9. (UECE) O aparecimento dos tecidos condutores foi um marco evolutivo que permitiu às plantasss se expandirem e conquistarem a Terra. O primeiro grupo a apresentar essas estruturas anatômicas é constituído pelas:

a) algas
b) briófitas
c) gimnospermas
d) pteridófitas
e) angiospermas


10. (VUNESP) As primeiras plantas vasculares que surgiram na Terra foram as:

a) pteridófitas
b) gimnospermas
c) angiospermas
d) protistas
e) briófitas


11. (MACKENZIE) Durante uma excursão, os alunos de uma escola coletaram vários exemplares de organismos. Chegando ao laboratório, numeraram os tipos de organismos, classificando-os segundo algumas características marcantes (fotossintetizantes, com tecidos condutores, com sementes).
1. Cianobactérias
2. Algas
3. Fungos
4. Liquens
5. Musgos (com estrutura de reprodução)
6. Samambaia (com estrutura de reprodução)
7. Pinheiro (com estrutura de reprodução)

No quadro abaixo, a alternativa que mostra a classificação correta desses organismos é


a)
b)
c)
d)
e)
Fotossintetizantes
Com tecidos condutores
Com sementes
2,4,5,6,7
6,7
6,7
1,2,5,6,7
5,6,7
7
1,2,4,5,6,7
6,7
6,7
1,2,3,4,5,6,7
5,6,7
7
1,2,4,5,6,7
6,7
7


12. (UEL) Das estruturas a seguir, as únicas que ocorrem tanto em pteridófitas como em gimnospermas e angiospermas são:
a) flores
b) frutos
c) sementes
d) vasos condutores
e) grãos de pólen

13. O pinhão coletado de um pinheiro-do-paraná (Araucaria augustifolia), é
a) um fruto: estrutura multicelular resultante do desenvolvimento do ovário
b) um fruto: estrutura unicelular resultante do desenvolvimento do óvulo
c) uma semente: estrutura unicelular resultante do desenvolvimento do ovário
d) uma semente: estrutura multicelular resultante do desenvolvimento do óvulo
e) uma semente: estrutura unicelular resultante do desenvolvimento do óvulo

14. (UFMS) As coníferas constituem um grupo de plantas lenhosas que tiveram o apogeu de seu desenvolvimento na era Mesozóica. Ocorrem principalmente em regiões de clima temperado do hemisfério Norte, onde há predomínio da família Pinaceae (Pinus sp), utilizada nas industris de celulose e confecção de móveis.
No Brasil, o principal representante nativo é da famíliaa Araucariaceae (Araucaria augustifolia – pinheiro-do-paraná), típica da região Sul e utilizada na alimentação (pinhão).
Como características dos pinheiros, citam-se
a) presença de flores, óvulos protegidos por ovário, polinização pelo vento
b) presença de flores, óvulos protegidos por ovário, polinização especializada
c) ausência de flores, óvulos não protegidos por ovário, polinização pelo vento
d) presença de flores, óvulos não protegidos por ovário, polinização pelo vento
e) ausência de flores, óvulos não protegidos por ovário, polinização especializada

15. (UEL) O esquema a seguir representa uma flor de angiosperma


Assinale a alternativa que associa corretamente os algarismos do esquema com as letras da lista a seguir
A) Formação de grãos de pólen
B) Deposição dos grãos de pólen
C) Transformação em semente
D) Transformação em fruto

a) I – A; II – D; III – B; IV – C
b) I – B; II – A; III – C; IV – D
c) I – C; II – D; III – A; IV – B
d) I – C; II – B; III – D; IV – A
e) I – D; II – B; III – C; IV – A

16. (FEI) O cálice de uma flor é um conjunto de folhas modificadas chamadas de:

a) corola
b) estigma
c) estilete
d) carpelos
e) sépalas

17. (FGV) Dois amigos discutiam sobre o impacto do preço do milho (Zea mays) no índice de inflação. Por exemplo: variações no preço do milho resultam em variações no preço do milho resultam em variações no preço da ração animal e, consequentemente, no preço da carne. Embora os amigos soubessem que uma nova lavoura se forma a partir do plantio de sementes, discordavam sobre se o milho produz flores e frutos.
Sobre o milho, é correto afirmar que

a) é uma gimnosperma, cujas sementes não fazem parte da estrutura de um fruto verdadeiro, mas de um pseudofruto
b) é uma gimnosperma, não apresenta flores verdadeiras e nem frutos. Pendão e espiga são ramos reprodutivos modificaos, Cada grão de milho é uma semente aderida ao pedúnculo da espiga.
c) é uma angiosperma, com flores e frutos de sementes monocotiledonares. Cada espiga da planta é um fruto
d) é uma angiosperma, com flores e frutos de sementes monocotiledonares. Cada grão de milho é um fruto
e) é uma angiosperma, com flores e frutos de sementes dicotiledonares. Cada grão de milho é um fruto

18. (UFRGS) Monocotiledoneas e Dicotiledoneas geralmente podem ser diferenciadas:

I) pelo tipo de clima no qual se desenvolvem
II) pelas características das folhas, dos caules e das raízes
III) pelas estruturas das sementes

Quais estão corretas?

a) apenas I
b) apenas II
c) apenas III
d) apenas II e III
e) I, II e III

19. (UNITAU) Considere as seguintes características:

I) acentuado crescimento em espessura
II) raízes fasciculadas
III) nervuras reticuladas e folhas pecioladas
IV) flores trimeras

São relacionados às monocotiledôneas:

a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV


20. (FUVEST) O esquema a seguir representa a aquisição de estruturas na evolução das plantas. Os ramos correspondem a grupos de plantas representados, respectivamente, por musgos, samambaias, pinheiros e gramíneas. Os números I, II e III indicam a aquisição de uma característica: lendo-se de baixo para cima, os ramos anteriores a um número correspondem a plantas que não possuem essa característica e os ramos posteriores correspondem a plantas que a possuem


As características correspondentes a cada numero estão corretamente indicadas em:


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