segunda-feira, 4 de junho de 2012

Lista de Exercícios 1º Ano

Apresentar dia 11/06 valendo 0,5 ponto na média!!



1.(FEI) A maior quantidade de energia numa cadeia alimentar é encontrada no nível dos

a) produtores
b) consumidores primários
c) consumidores secundários
d) consumidores terciários
e) decompositores

2.(FUVEST) Que tipos de organismo devem estar necessariamente presente em um ecossistema para que ele se mantenha?

a) Herbivoros e carnívoros
b) Herbívoros, carnívoros e decompositores
c) Produtores e decompositores
d) Produtores e herbívoros
e) Produtores, herbívoros e carnívoros

3.(UNESP) Considere a cadeia alimentar formada por grama, gafanhotos, sapos e cobras. Sobre essa cadeia pode-se afirmar que:

a) se o numero de gafanhatos aumentar, a biomassa de grama aumenta, o número de sapos aumenta e o número de cobras diminui
b) se a biomassa de grama aumentar, o numero de gafanhotos e cobras diminui e o numero de sapos aumenta
c) se o numero de sapos aumentar, a biomassa de grama e o numero de gafanhotos diminuem  e o numero de cobras aumenta
d) se o numero de gafanhotos diminuir , o numero de sapos e cobras aumenta e a biomassa de grama diminui
e) se o numero de cobras diminuir, a biomassa de grama e o numero de sapos aumentam e o numero de gafanhotos diminui

4.(ENEM) O sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água.

Considere, então, as seguintes afirmativas:
I. a evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.
II. a vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.
III. o ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.
IV. a energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.
V. o ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.

a) somente a afirmativa III está correta.
b) somente as afirmativas III e IV estão corretas
c) somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
d) somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
e) todas as afirmativas estão corretas

5.(PUC-SP) O esquema a seguir representa um dos ciclos biogeoquímicos que ocorrem nos ecossistemas


Nesses esquema, os espaços I e II devem ser substituídos correta e respectivamente por:

a) oxigênio e consumidores primários
b) agua e consumidores primários
c) dióxido de carbono e produtores
d) oxigênio e produtores
e) dióxido de carbono e consumidores primários

6.(FUVEST) O ciclo do carbono pode ser resumido no esquema a seguir:

a) fotossíntese e quimiossíntese
b) decomposição e queima de combustíveis
c) fotossíntese e queima de combustíveis
d) quimiossintese e fotossíntese
e) fermentação e respiração

7.(FUVEST) A maior parte do nitrogênio que compõe as moléculas orgânicas ingressa nos ecossistemas pela ação de:

a) algas marinhas
b) bactérias
c) plantas terrestres
d) animais
e) fungos

8.(PUCCAMP) Verificou-se que as raízes de leguminosas cultivadas em solo adubado com produtos ricos em nitrogênio não apresentam nódulos formados por bactérias. Nesse caso, a adubação prejudicou as bactérias que transformam:

a) nitrogênio em amônia
b) amônia em nitritos
c) nitritos em nitratos
d) nitratos em nitritos
e) amônia em nitrogênio

9.(CESGRANRIO) Organismos como bactérias são capazes de reproduzir-se a cada vinte minutos, o que num espaço de três dias daria uma população suficiente para cobrir toda a superfície da Terra.  No entanto, isso NÃO acontece graças, entre outros, ao seguinte fator:

a) quantidade de alimento.              
b) potencial biótico
c) fixação de nitrogênio.
d) radiação infravermelha.
e) imigração progressiva.

10.(FGV) Indique a afirmativa correta

a) Acredita-se que o tamanho da população se nivela na capacidade de carga do meio ambiente
b) O crescimento populacional é sempre exponencial
c) Para uma população especifica, a capacidade de carga é geneticamente controlada
d) As populações não são afetadas pela mudança de estações
e) Não há razão para uma população modificar-se durante o ano

11.(FUVEST) O gráfico a seguir apresenta a curva de crescimento de uma população:


Na fase III a população:

a) dobrou o número de indivíduos existentes no início.
b) diminuiu a taxa de mortalidade em relação à fase II.
c) migrou para outro ambiente mais favorável.
d) atingiu a capacidade limite do ambiente.
e) continua crescendo na mesma proporção da fase II

12.(PUCCAMP) O numero de pombos nas grandes cidades vem aumentando. Os principais motivos são, provavelmente,

a) regularidade do clima e falta de ambiente natural para reprodução
b) ausência de inimigos naturais e regularidade do clima
c) fartura de alimentos e falta de ambiente natural para reprodução
d) fartura de alimentos e regularidade do clima
e) fartura de alimentos e ausência de inimigos naturais.

13.(UFRGS/2001) Publicações recentes, como o artigo “O Brasil de cabelos brancos”, de Bernardo Esteves, apresentam dados estatísticos que indicam uma tendência ao aumento das asses etárias mais velhas e ao declínio na taxa de fecundidade média da população brasileira. 
Ciência Hoje, n. 137, abril, 1998.
Através destas informações pode-se supor que vem ocorrendo

a) um declínio na densidade populacional.
b) uma estabilização na taxa de crescimento populacional.
c) um aumento no potencial biótico da população.
d) um declínio da capacidade de suporte do ambiente.
e) uma modificação na dinâmica migratória da população.

14.(FGV) Em uma comunidade ocorrem vários tipos de interações entre populações microbianas, plantas e animais. Algumas interações são neutras ou indiferentes; outras são benéficas ou positivas; outras, ainda, são prejudiciais. Essas interações positivas e negativas atuam sobre o balanço ecológico dentro da comunidade.

Assinale as afirmações corretas:

I - A relação de mutualismo entre duas espécies indica que ambas se beneficiam pela associação.
II - No predatismo, ocorre prejuízo para a presa, no entanto é importante para o processo de seleção natural.
III - No comensalismo, uma população é beneficiada e a outra não aufere benefícios, nem sofre desvantagens.
IV - No relacionamento de parasitismo, a população parasitária se beneficia e a população hospedeira nunca é prejudicada.

A alternativa que contém as afirmações corretas é:

a) I e IV.
b) I, II, III.
c) II e IV.
d) IV e III.
e) IV.

15.(FUVEST) O tipo de relação ecológica que se estabelece entre as flores e as abelhas que nelas coletam pólen e néctar é:

a) Comensalismo
b) Competição
c) Herbivorismo
d) Mutualismo
e) Parasitismo

16.(UDESC) O cupinzeiro é um exemplo de:

a) biocenose
b) colônia
c) comunidade
d) ecossistema
e) sociedade

17.(UEL) Uma situação que comumente se verifica nas pastagens brasileiras é a de pássaros pousando sobre bois e vacas para se alimentar de seus carrapatos. As relações entre os três animais envolvidos são:

a) parasitismo e predatismo, apenas.
b) parasitismo e protocooperação, apenas.
c) predatismo e protocooperação, apenas.
d) parasitismo, predatismo e competição.
e) parasitismo, predatismo e protocooperação.

18. (UNIRIO) A sinfilia é um tipo de associação que pode se exemplificada na relação existente entre:

a) algas e fungos
b) formigas e pulgões de plantas
c) tubarão e lampréias
d) tubarão e peixe-pilto
e) anêmona-do-mar e peixe-palhaço

19. (FATEC) A relação ecológica existente entre certos fungos que produzem substâncias antibióticas e bactérias é classificada como:

a) comensalismo
b) parasitismo
c) saprofitismo
d) amensalismo
e) predatismo

20. Entre as abelhas melíferas que não possuem ferrão, existe uma espécie que invade a coméia da outra, a fim de roubar o mel elaborado por elas. O tipo de relação ecológica descrito é:

a) parasitismo
b) predatismo
c) amensalismo
d) esclavagismo
e) mutualismo

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